Como reaproveitar um ambiente com o uso de papeis de parede?

Os papeis de parede estão cada vez mais em ascensão, e o que uma vez foi considerado um sinal de decoração datada agora tem proprietários adicionando uma camada de padrões e cores diferenciadas que levantam a energia de uma sala.  

Esse item tem um poder transformador já que ele que vai desde o reflexo até o impresso, para criar declarações surpreendentes em quase todas as casas. 

Ele pode converter qualquer ambiente morto e sem vida para um ambiente mágico, incrível e transformador, fazendo com que o reaproveitamento seja possível. 

Assim, se você deseja reaproveitar um espaço e dar muito mais vida a ele, continue lendo para ter diversas informações sobre papeis de parede e como usa-los na decoração de sua casa. 

Como decorar com papeis de parede 

Alguns momentos da vida aclamam por mudanças, como algumas fases que necessitam de um novo corte de cabelo ou uma mudança no visual. Da mesma maneira o interior de uma casa necessita de renovação, seja em seu mobiliário em no seu estilo de decoração. 

Para esses momentos os papeis de parede podem ser seus melhores amigos, já que eles são simples e práticos de serem instalados, e podem custar bem menos que um novo revestimento. 

Com esses itens é possível dar uma nova cara para os ambientes, transformando-os em algo mais moderno e personalizado, e único para cada gosto. 

Pense nos ambientes como um todo 

Para poder reinventar e reaproveitar um cômodo por meio de papeis de parede é preciso pensar em uma imagem maior, observando a sensação desse espaço, na sua iluminação e outros aspectos. 

Tudo isso vai mudar de acordo com seu gosto e com a proposta que você pretende criar para esse ambiente, seja ele uma varanda, uma sala, uma cozinha, um quarto ou outro. 

Antes de escolher o modelo para o revestimento das paredes, pense em seus móveis, nos outros itens de decoração, e na iluminação. Fique atento também para a combinação de cores com as outras paredes e com os objetos que compõem o ambiente. 

A textura, variação de cor, padronagem e estampa precisa combinar com todo o resto, sendo que ele pode criar um ambiente mais moderno, clássico, retro, romântico ou minimalista. 

Converse com todos os moradores 

Caso você more sozinho, maravilhoso, as decisões serão tomadas e feitas apenas por você. Mas se você tem uma família, algum companheiro ou até mesmo colegas de quarto, é importante conversar com eles antes para alinhar todas as preferências. 

Se as opiniões são muito diferentes, imagine a possibilidade de brincar com todos esses estilos para poder criar conceitos diferenciados para os espaços. 

Por exemplo, você pode colocar um papel de parede mais industrial na sala – que está muito em alta – ao mesmo tempo que um retro no banheiro e minimalista no quarto. 

Enfim, a conversa é válida para poder traduzir o estilo de todos e agradar no resultado final. 

Fique atento as tendências 

É claro que por meio de papeis de parede você precisa transparecer a sua personalidade e criatividade dentro da casa, porém conhecer tendências e referências pode ser uma ótima maneira de incorporar itens sofisticados em sua casa. 

Imitações de padrões e texturas estão em moda, assim como as formas geométricas e os tons neutros, o que pode criar uma possibilidade maior de trabalhar com diferentes texturas e efeitos. 

Por isso é muito importante que você realize uma pesquisa antes de começar a mudar sua casa, olhando referencias do que gosta ou não gosta, procurando por dicas e padrões que vão te agradar. 

Assim facilita o seu trabalho na hora de ir até a loja escolher qual papel de parede você vai querer. 

Da mesma maneira, pesquise materiais para cada ambiente 

Do mesmo jeito que é importante conhecer tendências e ter referências para não errar na hora de montar um ambiente, é preciso saber quais são os tipos de materiais mais indicados para cada ambiente, já que suas diferenças não variam apenas em formas e cores. 

Existem 3 tipos de materiais: 

  • Vinílico: É resistente à umidade e a luz, feito em PVC representa a melhor escolha para ambientes com umidade, como cozinhas, banheiros e varandas. Ele é ideal para quem procura durabilidade e fácil limpeza; 
  • Tradicional: Ele é composto por celulose e por isso é recomendado para os cômodos secos, como salas, quartos e escritórios. Para a limpeza deve ser usado um pano úmido; 
  • TNT: É o tipo feito por fibras de poliéster e celulose, imitando um tecido, e ideais para lugares com pouca umidade também. Para a limpeza deve ser usado detergente e água. 

Agora você já sabe com reaproveitar um ambiente por meio de papeis de parede e dar uma nova cara para esses cômodos, e pode brincar com a sua criatividade e desejo de mudança. 

Deixe uma resposta