Como escolher papeis de parede ideias para sua decoração

Os papeis de parede são a maneira mais trend de transformar sua decoração, seja por meio de um espaço pequeno ou uma sala inteira, não há melhor maneira de reescrever o interior da sua casa.  

Mas com uma abundância de projetos para escolher, padronizados para planície, silenciado em multicolores, metálicos para texturizados, holográficos para fotográficos, é quase impossível saber por onde começar.  

As opções para o papel de parede são impossivelmente diversas – qualquer design, motivo, cor ou combinação que você possa imaginar provavelmente foi imortalizado em um papel de parede. 

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você conseguir escolher os papeis de parede ideais para cada cômodo, e criar ambientes incríveis e personalizados. 

Aprenda a escolher papeis de parede 

Primeiro, considere o estilo da sala que você está decorando, já que é muito importante que o item que você escolher converse de forma harmônica com todos seus móveis, itens de decoração e iluminação. 

Assim você irá criar um ambiente dinâmico e nenhuma das coisas irá brigar por atenção ou ficar desconexa nesse meio.  

Outra coisa importante a se pensar é se você deseja adicionar esse item em apenas uma parede ou várias, já que as cores que as paredes têm podem não ficar boas com determinadas estampas, texturas ou padrões. 

Encontre o design correto 

Alguns papeis de parede capturam o olho e fazem uma declaração instantânea para os proprietários que desejam apresentar suas paredes como arte. Mas esses tipos de projetos podem tornar-se datados e levar a remorsos no futuro. 

Desenhos sutis e aqueles que imitam objetos orgânicos, têm mais poder de permanência e são menos propensos a chocar com móveis ou outros itens de decoração que vão na parede. 

Tenha cuidado ao selecionar pequenos padrões, pois podem ser difíceis de se alinhar ao instalar painéis de papel de parede próximos uns dos outros. 

O papel de parede com um visual mais texturizado e padronizado pode ajudar a ocultar imperfeições na superfície da parede e eles se encaixam melhores em uma sala casual como uma cama ou um quarto. 

Um design de papel de parede liso e suave oferece um visual mais refinado e funciona melhor em uma área formal como uma entrada ou sala de jantar. Se você quer ter um aspecto liso, mas suas paredes são muito ásperas, use um forro de parede, o que proporcionará uma superfície lisa para a aplicação dos papeis de parede. 

Aqui estão algumas outras dicas para escolher um design de papel de parede: 

  • As listras horizontais alargarão uma sala e tornarão o teto mais curto; 
  • Listras verticais aumentam o volume de uma sala e tornam o teto mais alto; 
  • Um papel de parede com um fundo claro fará com que um quarto pareça maior, por outro lado, um papel de parede mais escuro fará com que um quarto pareça menor; 
  • Padrões de papel de parede maiores que os quartos parecem menores e são os mais adequados para uma parede em uma sala maior; 
  • Se você estiver colocando papel de parede pela primeira vez, evite padrões muito pequenos com correspondências de compensação já que os desenhos podem ser difíceis de combinar na repetição. 

Escolha o seu material 

É importante que você saiba e conheça que existem 3 tipos diferentes de materiais quando se pensa em papeis de parede e que eles podem ser um argumento na hora de escolher o ideal. São eles: 

  • Vinílico: É resistente à umidade e a luz, feito em PVC representa a melhor escolha para ambientes com umidade, como cozinhas, banheiros e varandas. Ele é ideal para quem procura durabilidade e fácil limpeza; 
  • Tradicional: Ele é composto por celulose e por isso é recomendado para os cômodos secos, como salas, quartos e escritórios. Para a limpeza deve ser usado um pano úmido; 
  • TNT: É o tipo feito por fibras de poliéster e celulose, imitando um tecido, e ideais para lugares com pouca umidade também. Para a limpeza deve ser usado detergente e água. 

Pense nos ambientes 

É importante que você leve em consideração os tipos de ambiente que irá aplicar um papel de parede, já que existem opções mais adequadas para cada cômodo. 

Quartos e salas são o lugar ideal para passar a personalidade de cada morador, fazendo com que a criatividade seja mais fácil de ser usada. Cozinhas e banheiros são lugares mais específicos e combinam mais com texturas de azulejos, cores neutras ou padronizadas. 

É importante que você leve em consideração os outros móveis também, assim se escolher algo mais extravagante, as cortinas, tapetes e almofadas precisam ser mais neutras. 

A mesma coisa acontece com a iluminação de cada área, já que um papel de parede específico pode tanto acender quanto apagar um canto da casa, por isso leve a quantidade de luz que entra em consideração. 

Essas dicas de como escolher os papeis de parede ideais para sua casa facilitaram na hora da reforma e decoração, criando ambientes mais lindos e únicos. 

Deixe uma resposta